quarta-feira, 14 de novembro de 2012


27 são detidos após ataque a prédios da polícia e ônibus em SC

DE FLORIANÓPOLIS
DE SÃO PAULO

Ao menos 27 pessoas foram detidas sob suspeita de envolvimento nos ataques contra prédios da polícia e ônibus, ocorridos entre a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira, em Santa Catarina. Entre os detidos estão 12 adolescentes, segundo dados da Polícia Civil.
Durante a manhã a SSP (Secretaria de Segurança Pública) havia informado que o número de detidos era de 36, mas o número foi corrigido pela pasta.
Ao todo, foram registradas 22 ações criminosas entre a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira, nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Blumenau, Camboriú e Navegantes.
As prisões aconteceram em Itajaí, onde nove homens --sendo três adolescentes-- foram detidos com um revólver calibre 38, com numeração raspada, coquetéis molotov, gasolina, estopa e drogas. Em Florianópolis, 10 jovens foram detidos escondidos na creche Comunidade ilha Continente. Com eles foram encontrados drogas. Também ocorreram prisões em Palhoça, Itajaí e Blumenau.
A secretaria afirmou que o policiamento foi intensificado na noite passada e madrugada de hoje com a realização de blitze em áreas críticas e que tiveram registro de ataques. Já o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, garantiu que todas as informações sobre possíveis ameaças à qualquer entidade ou instituição são levadas à sério e apuradas.
"Estamos muito atentos e preparados, trocando informações entre uma rede integrada de inteligência policial que contempla outros segmentos da Segurança Pública, como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército e outros. Não há motivo para qualquer especulação a respeito desses casos," disse Grubba.

Cristiano Estrela/Agência RBS/Folhapress
 Bandidos atearam fogo em um ônibus em Florianópolis na noite do dia 12
Bombeiros tentam apagar foto em ônibus incendiado por bandido em Florianópolis na noite do dia 12
ATAQUE
Na capital, no início da noite de terça, moradores de uma comunidade da parte continental colocaram fogo em caçambas de lixo e bloquearam uma das principais avenidas da região.
Eles protestavam contra supostos maus tratos a presos ocorridos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara (na região metropolitana de Florianópolis). Policiais usaram balas de borracha para dispersar os manifestantes e fizeram buscas durante toda a madrugada na região.
Por volta das 21h30, dois homens encapuzados e armados entraram em um ônibus do transporte coletivo, mandaram os passageiros descer e atearam fogo. A ação foi no bairro Ingleses, no norte da ilha. A região foi o principal alvo dos ataques da noite anterior, quando dois ônibus e um carro foram incendiados.
Moradores da região relatam momentos de pavor. O pintor Rogério Furtado diz que ouviu pessoas gritando logo após o ataque ao coletivo. "Antes a gente só via isso na TV. Agora acontece na porta da nossa casa. Não tem como não ficar assustado", afirma.
Criminosos também atiraram contra dois prédios da Segurança Pública. No bairro Ingleses a central de vídeomonitoramento teria sido alvo de tiros minutos depois do ataque ao ônibus. Segundo o Major João Carlos Neves, nenhum projétil ou marca de tiro foi encontrado. "Vizinhos é que relataram ter ouvido tiros."
E por volta da meia-noite, a delegacia do Saco dos Limões também foi alvo de tiros. Na noite anterior o local já havia sofrido um atentado, quando um veículo da Polícia Civil foi incendiado.
Ao todo, dez pessoas foram detidas em Florianópolis sob suspeita de envolvimento nos ataques, sendo oito adolescentes e dois adultos. As demais prisões ocorreram em Blumenau, Palhoça e Itajaí.
VALE DO ITAJAÍ
Entre a noite de terça-feira e a madrugada de hoje, a maioria dos ataques criminosos ocorreu na região do Vale do Itajaí. Por volta das 22h e 22h30, criminosos encapuzados entraram em dois ônibus em Navegantes, mandaram os passageiros descer e atearam fogo.
Em Itajaí, cinco veículos foram incendiados. Foram três ataques diferentes na cidade. Em um deles, criminosos jogaram um coquetel molotov em um ônibus usado por uma empresa para transporte de funcionários. Em outras duas ações, os bandidos atearam fogo em veículos estacionados na rua.
Seis homens e três adolescentes foram presos em Itajaí. Com eles foram encontradas armas, garrafas com combustível e estopa, segundo a assessoria da PM.
Em Blumenau, outro coletivo foi queimado. Na noite anterior a cidade já havia sofrido dois ataques criminosos. Desde o início da noite de terça-feira, policiais militares escoltavam ônibus em regiões de maior risco, segundo o comandante Álvaro Luiz Alves. Duas pessoas foram detidas na cidade ontem.
Em Criciúma, dois ônibus e um carro estacionado na rua foram incendiados. Policiais militares escoltaram coletivos depois dos ataques e os terminais de ônibus foram fechados por volta das 23 horas. Também em Criciúma, bandidos dispararam contra o Presídio Santa Augusta. Ninguém ficou ferido.
Já em Palhoça, duas pessoas foram detidas sob suspeita de tentarem incendiar um ônibus. Na terça-feira, o secretário de Segurança Pública, César Grubba, afirmou que os ataques ocorrem de forma isolada, em um processo de "imitação de São Paulo".
Segundo Major Neves, os turnos de policiais foram ampliados para intensificar o patrulhamento das ruas. "Estamos todos em alerta."
fonte http://folha.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário