segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Violência contra a mulher levou 37,8 mil ao hospital

A violência contra mulheres no Brasil causou aos cofres públicos, em 2011, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. Foram 5.496 mulheres internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no ano passado, em decorrência de agressões. Os dados foram encomendados pela Agência Brasil por ocasião do o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado ontem.

Além das vítimas internadas, 37,8 mil mulheres, entre 20 e 59 anos, precisaram de atendimento no SUS por terem sido vítimas de algum tipo de violência. O número é quase 2,5 vezes maior do que o de homens na mesma faixa etária que foram atendidos por esse motivo, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

A socióloga Wânia Pasinato, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), destaca que, além dos custos financeiros, há "enormes prejuízos sociais" gerados pela violência contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário