sábado, 3 de novembro de 2012

Consequências de Sandy podem afetar votações americanas

Em regiões de NY, Nova Jersey, Connecticut e Pensilvânia, falta de luz ameaça votações

Publicado:
Atualizado:

Cruz Vermelha distribui alimentos pra moradores de Staten Island
Foto: MIKE SEGAR / REUTERS
Cruz Vermelha distribui alimentos pra moradores de Staten Island MIKE SEGAR / REUTERS
NOVA YORK - Alguns eleitores de Nova Jersey terão que votar em caminhões de militares do Exército dos EUA, pois a passagem da supertempestade Sandy pela Costa Leste do país danificou inúmeras seções que já estavam prontas para receber eleitores no dia 6 de novembro. Na região do Condado de Nassau e Long Island ainda há falta de luz, e a cidade de Nova York está planejando instalar zonas eleitorais temporárias em tendas nos bairros mais atingidos pelo fenômeno, informou neste sábado o diário “New York Times”.
Segundo o jornal novaiorquino, o rastro de destruição e consequências de Sandy ameaçam tornar caótico o dia das eleições presidenciais em Nova York, Nova Jersey, Connecticut e Pensilvânia, onde a energia elétrica ainda não foi restabelecida. Outro grave problema que deve afetar as votações são interrupções no sistema de correios, que é responsável pela entrega do formulário e da cédula do “voto por abstenção”, quando o eleitor está fora de seu estado de origem.
A mudança no endereço das zonas, já que algumas foram completamente destruídas pela tempestade, também deve confundir carteiros e atrasar os resultados. Autoridades eleitorais de algumas regiões estão se preparando para receber um grande fluxo de documentações provisórias, o que deve retardar mais ainda a contagem.
Mesmo com as dificuldades, autoridades de áreas atingidas prometeram que as votações serão realizadas. William T. Biamonte, comissionário democrata do Condado de Nassau, disse que não adianta que “venha inferno ou que venha enchentes, estaremos votando na terça-feira”.
No entanto, como o voto não é obrigatório, moradores que perderam suas casas, que estão reconstruindo propriedades danificadas ou que estão tendo que lidar com a falta de abastecimento de combustível e energia podem preferir cuidar de assuntos pessoais mesmo que suas zonas estejam funcionando na próxima terça-feira.
Analistas ressaltam que o presidente Barack Obama pode ser prejudicado nas urnas, pois as pesquisas mostravam que a maior parte dos eleitores das áreas atingidas pretendia votar no democrata.
Em relação à disputa por vagas no Congresso, a situação complica ainda mais para o Partido Democrata. Na corrida pela cadeira do Senado americano por Connecticut, o democrata Christopher S. Murphy está concorrendo com a republicana Linda E.McMahon. Ele era favorito nas votações, mas, com a previsão de menor comparecimento de eleitores, o cenário volta a se incerto.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/consequencias-de-sandy-podem-afetar-votacoes-americanas-6625858#ixzz2AQXTsrBa
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário