quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PM e moradores voltam a se reunir para discutir situação no aglomerado da Serra

No primeiro encontro, foco foi restabelecer normalidade no local
CHARLES SILVA DUARTE
Polícia Militar, lideranças comunitárias e moradores do aglomerado da Serra voltam a se reunir nesta quinta-feira (6), às 16h, para dar continuidade ao trabalho de aproximação entre Estado e comunidade para evitar novos conflitos na região. A segunda reunião acontece no Centro de Referência de Assistência Social, que fica na rua Engenheiro Júlio Lucas de Proença.
No primeiro encontro, o foco foi restabelecer a normalidade no aglomerado após a morte do servente de pedreiro Helenilson Eustáquio da Silva Souza, de 24 anos, no último dia 26. Ele foi assassinado com um tiro na cabeça por um sargento que subiu ao local para uma operação na companhia de dois colegas. Esses três são investigados, e o militar autor do disparo está preso.
A primeira reunião serviu também para estabelecer diretrizes em relação à repressão qualificada, adotando ações de intervenção e resposta para resgatar a tranquilidade na comunidade, além de apresentar dados da produtividade da Polícia Militar. O coronel Rogério Andrade, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), reforçou que os moradores precisam denunciar os policiais malpreparados. "Se houver falha, eles serão punidos", disse Andrade. Ele não identificou quem são os três militares denunciados por suspeita de truculência, mas disse que eles são do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar).
Conselho
A Polícia Militar deve instalar um Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) na região. Segundo o tenente-coronel Antônio Carvalho, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a PM deve realizar nesta quinta-feira a primeira reunião com os moradores para definir as estratégias de instalação do conselho. Na prática, o Consep reúne um grupo de moradores para repassar as demandas ou denúncias sobre a comunidade à PM.
FONTE: O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário