quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

06/12/2012

Colégio Tiradentes desenvolve projeto para incentivar leitura de estudantes

O projeto a partir de retalhos de TNT foi desenvolvido na Escola Tiradentes de Patos de Minas.


O projeto foi desenvolvido com os alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Tiradentes.
 
O projeto a partir de retalhos de TNT foi desenvolvido na Escola Tiradentes de Patos de Minas. Intitulado “Por trás das páginas: tecendo ideias a partir de textos”, idealizado pela Pedagoga e Mestre em Educação, Márcia Helena Rodrigues de Matos, o trabalho contemplou estratégias de leitura voltadas para a formação de um leitor mais crítico e autônomo e ao mesmo tempo, consciente do seu papel enquanto agente construtor de seu conhecimento e dinamizador da coletividade em que está inserido. Para tanto, ela resolveu utilizar a colcha de retalhos literária, por considerar esta, um instrumento ideal para realizar a mediação entre o aluno e o livro.
Visando promover a integração dos alunos, privilegiando o trabalho coletivo como estratégia de leitura, foi selecionado previamente, o gênero literário de acordo com as necessidades e as especificidades de cada turma do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi escolhido como tema para as 6ª séries os poemas. Já com as 7ª séries, foi trabalhado a leitura e resumo de obras literárias e com as 8ª séries trabalhou-se com biografias de personalidades da literatura.
Desta maneira, o trabalho realizado a partir da utilização da colcha de retalhos literária, a qual foi confeccionada com retalhos de TNT, em que os alunos fizeram o seu “acabamento”, colando seus textos, pretendeu gerar reflexões sobre como pequenas partes isoladas a princípio, podem formar um todo repleto de significados. Além do exposto, esse material possibilitou à Pedagoga abordar diversos conceitos tais como: a importância do trabalho em equipe, do respeito ao espaço do outro, do desenvolvimento de capacidade de síntese e, sobretudo, o papel que cada aluno desempenha em sala, além de instigar o aluno, incentivando-o a buscar leitura de variados gêneros textuais.
De acordo com a idealizadora do projeto, “é função da escola, ampliar a cultura de escrita dos alunos, atribuindo novos sentidos do letramento em suas vidas.” Para isso, é importante que as práticas pedagógicas procurem resgatar, mediante o planejamento de tarefas e o desenvolvimento de projetos como este, a possibilidade de a leitura assegurar ações de construção de sentido, que visem à compreensão e a valorização das diferentes formas de expressar e as diferentes linguagens que compõem o universo literário.
Para a Professora Márcia, enfim, “toda prática educativa tem como objetivo a construção do conhecimento dos alunos e que este conhecimento deve ser extraído da prática. Dessa forma, aproximar a leitura da prática no processo de ensino-aprendizagem pressupõe desenvolver estratégias que transformem o momento leitura em um momento de “degustação” de palavras e de atividades que devem ser saboreadas de maneira intensa, propiciando ao leitor uma experiência enriquecedora, da qual não há como não sair modificado, uma vez que, a relação do lido com o vivido interfere na sua formação, a partir do momento que a transforma e lhe atribui novos significados”.
Ela ressalta ainda que, “trata-se de uma colcha temática, que não só permite ser utilizada como estratégia de leitura, mas, como estímulo e incentivo à aprendizagem em diversas áreas do conhecimento”.
Fonte fotos: Arquivo do Colégio Tiradentes da PMMG/Patos de Minas
Fonte reportagem: Professora Márcia Helena Rodrigues de Matos.
Apoio: Especialistas de Educação - Marilda Helena Peres de Camargos e Vanilda de Fátima Batista Oliveira.
fonte Patoshoje
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário