segunda-feira, 11 de março de 2013

  

Exemplo de Cidadania
Uma história de encher os olhos de lágrimas.
Um momento para enaltecer e reconhecer o papel da Mulher na sociedade, com esse intuito a Câmara Municipal de Patos de Minas, na Sessão extraordinária realizada no dia 07 de março, prestou uma homenagem especial ao “Dia Internacional da Mulher”.


O vereador Cabo Batista homenageou à Sra. Maria Luiz da Silva. Um breve relato histórico da vida da Sra. Maria Luiz da Silva:

Maria Luiz da Silva, conhecida como “Mariazinha” nasceu em 30 de dezembro de 1943 e sempre morou na fazenda “Areado Velho”. É casada há 46 anos, com o senhor Ageu Luiz da Silva, união da qual tiveram quatro filhos e seis netos.
Mulher simples, humilde e muito batalhadora, luta com dificuldades, pois tem sequelas de um AVC. Há 19 anos perdeu a fala e os movimentos do lado direito do corpo, tornando-a uma cadeirante dependente.
Maria Luiz trabalhou muito desde criança; foi professora primária apenas com quarto ano de formação, costureira, esposa, mãe e trabalhadora rural nas mais diversas atividades, nas comunidades de Serra da Quina, Santa Maria, Bonsucesso e Major Porto.
No que tange a sua saúde e seu atual estado físico, parece difícil de acreditar, mas ela é ativa em suas atividades, não consegue ficar parada. A doença não a impediu de dar continuidade às tarefas.
Seu filho Marcos, que, como um anjo, cuida de sua mãe, coloca-a em posição que a auxilia a fazer quase tudo, lavar roupas, passar, lavar vasilhas, ajudar a fazer queijos e outras atividades. Se por acaso o Marcos se não deixa que ela o ajude, fica muito brava.
Maria Luiz está sempre alegre, sorridente, levanta o astral de qualquer um que dela se aproxima, qualquer que seja se o seu problema.

Se Cora Coralina a tivesse conhecido, contaria uma das mais lindas histórias da mulher do campo que existem por aí escondidas: 


Mas suas limitações não a impede de nada de participar,
os eventos da comunidade, ela não admite falhar,
E participa ainda, com muito amor de todas as atividades familiares.
Nas missas na igreja da comunidade é a primeira a chegar.

Nas festas de Santos Reis, a cozinheira principal, para todos cozinhar,
hoje faça sol ou chuva, vai para todos alegrar.
Quando alguém diz para ela, estou triste, com vontade de chorar,
logo então, o que ela mais gosta, começa a rezar.

Quem conhece Maria Luiz, se em Deus acreditar.
Diante de seu sorriso, não tem como dela, algo não levar.
Pois sua persistência, alegria de viver nãos nos deixam desanimar.

E para todos que tem, ou tiveram, ao lado dela um lugar.
Aprendeu a viver, com maestria está ela a ensinar.
Que nas alegrias e tristeza em Deus vai sempre buscar,
Um azo para a “vida, e os dons de Deus valorizar”.


Enquanto muitos de tudo vivem a reclamar, ela nos mostra que pra viver precisamos de tão pouco, basta acreditar: Um sorriso, um Olhar, e a Humildade deixar reinar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário