sábado, 10 de novembro de 2012

Quadrilha é presa suspeita de fraudar Programa de Seguro Desemprego

Mandados da Justiça de SP foram cumpridos pela PF de Uberlândia.
Dois mil cartões cidadãos e 300 documentos pessoais foram apreendidos.

Caroline Aleixo Do G1 Triângulo Mineiro

Dois mil cartões cidadãos e 300 documentos pessoais foram apreendidos (Foto: Caroline Aleixo/G1)Dois mil cartões cidadãos e 300 documentos
pessoais apreendidos (Foto: Caroline Aleixo/G1)
A Polícia Federal (PF) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cumpriu na manhã desta quinta-feira (8), dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão contra quatro pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que fraudava o Programa de Seguro Desemprego.
A quadrilha foi autuada em flagrante e será conduzida ao Presídio Jacy de Assis. Os autores responderão pelos crimes de uso e falsificação de documentos públicos e particulares, falsidade ideológica, formação de quadrilha e estelionato. Eles também responderão por um segundo processo, iniciado pela Justiça de São Paulo.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de São Paulo e cumpridos pela PF de Uberlândia, com o auxílio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A operação nomeada como “Chakal”, devido ao primeiro nome dado a uma das empresas investigadas do caso, foi realizada em outras cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Catalão e Gurupi.
Segundo o delegado de Polícia Federal, Emerson Aquino, os suspeitos criavam empresas com documentos pessoais falsos e simulavam demissões e contratações, requerendo junto ao MTE o pagamento do Seguro Desemprego. “Eles utilizavam esses documentos e algumas pessoas eram arregimentadas a emprestar o rosto, a fotografia para estes documentos. Assim esse grupo criminoso maior, que está sendo investigado em São Paulo, ia até as agências bancárias fazer o saque”, explicou.
Ainda de acordo com a PF, os quatro suspeitos presos em Uberlândia são de outro estado, mas montaram a base operacional na cidade. A operação ocorreu em dois apartamentos alugados, um no Bairro Lídice e outro na área central de Uberlândia. Os suspeitos são duas mulheres e dois homens, com idades entre 25 e 30 anos.
Na operação a polícia também apreendeu uma grande quantidade de material. Além de nove computadores, máquinas de impressão e carimbos, foram apreendidos mais de 300 carteiras de identidade falsas, 332 carteiras de trabalho, 2 mil cartões cidadãos e de CNPJ, contracheques e documentação de empresas fictícias. A polícia informou, também, que só o rosto de uma das duas mulheres suspeitas estava em mais de 80 documentos pessoais.
Já foram identificadas mais de 280 empresas criadas pela suposta quadrilha (Foto: Carolina Portilho/G1)Já foram identificadas mais de 280 empresas
criadas (Foto: Carolina Portilho/G1)
Já foram identificadas mais de 280 empresas criadas pela suposta quadrilha. O MTE estima que a fraude pode superar R$ 30 milhões, mas o valor exato somente será apurado após a análise do material apreendido.
O material foi apreendido e levado para a sede da PF, que iniciará as investigações do caso.
Para ler mais notícias do G1 Triângulo Mineiro, clique em g1.globo.com/triangulo. Siga também o G1 Triângulo Mineiro no Twitter e por RSS.
FONTE http://g1.globo.com/triangulo-mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário