sábado, 3 de novembro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Candidatos têm até dia 06 de novembro para apresentarem a prestação de contas

02/11/2012

O juiz eleitoral, Tenório Silva Santos, fala sobre o trabalho da justiça eleitoral depois das eleições.





As eleições 2012 em Patos de Minas terminaram no dia 07 de outubro, mas a justiça eleitoral continua os trabalhos até dezembro deste ano. A equipe do PATOS NOTÍCIAS conversou com o juiz eleitoral, Tenório Silva Santos, que fala sobre o serviço da justiça eleitoral após o termino da votação.


Segundo o juiz, a justiça eleitoral se debruça entre dois problemas importantes: a primeira é a prestação de contas dos candidatos, partidos políticos e coligações; a segunda é diplomação dos candidatos eleitos, tanto para prefeito e vice, quanto para vereadores e suplentes.


Dr. Tenório explica que os candidatos, partidos e coligações devem apresentar a prestação de contas até o dia 06 de novembro. Caso isso não aconteça, o candidato será notificado pela justiça eleitoral para que apresente esta prestação de contas no prazo de cinco dias úteis. Se descumprir este último prazo, o candidato julgado e ficará ilegível para as próximas eleições.


O meritíssimo também ressaltou sobre a limpeza das ruas durante as eleições. Segundo o juiz, alguns candidatos serão multados por descumprir  o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público com as coligações.


“Muitos candidatos e coligações entenderam que era um momento importante de quebrar o paradigma de campanha suja e que induz o abuso do poder econômico, com muito barulho e muito papel na rua”.


Dr. Tenório lamentou que alguns candidatos não entenderam a questão de limpeza nas ruas e disse que aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral para aplicar as multas.


O juiz promete uma campanha mais limpa nas próximas eleições, fazendo com que Patos de Minas novamente seja exemplo para todo o país, como foi em 2012.

Autor: Igor Nunes - Fotos: Eduardo Santoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário